quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A Feiticeira

Que saudades dos almoços de domingo na "Mansão" da Freguesia. Tomávamos café da manhã na cozinha, em meio aos aromas do almoço, sendo preparado com todo capricho, por D. Therezinha, desde o final da madrugada. Quando o cardápio era de comida árabe, o número de convidados crescia muito e o de "se convidaram" também. E mamãe recebia a todos com este lindo sorriso, e com todo o prazer! Arlosarla! Seja bem vindo! Filha mais velha de um casal que só se conheceu e casou com quase 40 anos de idade, Therezinha sempre foi tratada com muito carinho pelos pais, e recebia mimos, o tempo todo. Quando nova parecia uma princesa, e depois que casou, virou uma rainha. Com porte aristocrático e uma educação que faria inveja a qualquer professora de etiqueta e comportamento social, além de tudo era de uma beleza cativante! Todos adoravam. Me lembro que eu e a Victória, as vezes (quase sempre) ficávamos indignadas com a atitude de alguém, mas contar para ela, era passar raiva. Sempre tinha jeito de desculpar a atitude. Costurava com mãos de feiticeira. Toda roupa que fazia, ficava maravilhosa, com caimento impecável. Pintava em tecido, bordava, fazia flores de organdi, cobria botões. Não me lembro de nada que se pense em termos de trabalhos manuais, que D. Therezinha não fizesse. E tudo muito caprichado. Ficou viúva com 35 anos e 5 filhos pequenos. Durante uma semana chorou o que pode, depois disso, sacudiu a poeira e partiu para a vida. Não teve uma educação voltada para o trabalho fora de casa. Começou então como tantas outras mulheres de sua época, costurando para fora. Mas não demorou e Therezinha ganhou o mundo. Atraída, por um anúncio no jornal, virou vendedora de Enciclopédia. As famílias eram carentes de conhecimentos mais abrangentes dentro de casa, para ajudar seus filhos em pesquisas, então, em muito pouco tempo, foi se tornando a maior vendedora da sua empresa. Com seu jeitinho cativante, ao chegar nas casas das pessoas, era tratada como visita, os panos eram tirados do sofá, e a água colocada imediatamente no fogo para aquele café bem fresquinho. Ao sair, Therezinha havia feito mais uma família amiga e várias vendas, a daquela casa e de mais sabe Deus quantas indicações! Logo partiu para o mercado imobiliário, começando a trabalhar em casa, para não assumir despesas, e em seguida, montou sua própria imobiliária. Mulher de fibra, nunca se deixou abater! Mesmo hoje em dia, está na maioria do tempo com aquela carinha de paisagem, rindo para tudo. Acho que sorri para mim, para você, para o mundo, para a vida!!! Parabéns Therezinha, por mais um belo ano de vida!!!

2 comentários:

Rita disse...

Oi Malu
Que bom ver você a cada dia dando um tom diferente ao seu blog.

Hj é um dia especial né?

Comemorar Da. Therezinha é antes de mais nada uma benção.

O que você falou sobre ela eu pude verificar ao conhecê-la: É sem dúvida uma das pessoas mais elegantes que conheci, com etiquetas refinadas, nada comuns aos dias de hoje.

Que bom poder parabenizá-la e ainda mais sabendo que ela está com saúde preservada e cuidada por você.

Deus te dê saúde também para estar sempre firme e curtir esta pessoinha tão especial.

Parabéns pra ela, com todo meu carinho

Beijos

Rita

Anônimo disse...

Malu... irmãzinha..
lendo o que vc escreveu sobre a There, passou um filme na minha cabêça. Ela mesmo me contando essa história, com aquele jeitinho calmo e aquele sorriso lindo que só ela tem.
Therezinha foi uma das pessoas que mais me ensinou na vida... Uma mulher de fibra, uma mulher linda ...
Estar ao lado de Therezinha éra um constante aprendizado intercalado de muito carinho e atenção.
Tive o previlégio de estar com ela por muitos anos e agora, mesmo sem estar presente físicamente em seu dia-a- dia essa história contada por vc é recontada por mim a tantos quantos queiram ouvi-la.
Me vem agora uma lembrança boa, das muitas que tenho, de um dia que resolvemos viajar de carro para o Rio com a There... Foi tão legal, tão divertido...
Amo muito essa mãezona que transformou muitos de meus dias em verdadeiros dias no paraíso...
Mesmo atrazado deixo aqui meu carinho, meu amor e o desejo que ela continue por muito tempo ainda estando ao nosso lado e que possa em breve revê-la.
Beijos, maninha..
Beijos There....