domingo, 22 de fevereiro de 2009

Passeio Ecológico




Sábado de Carvnaval fomos fazer um passeio ecológico, no Parque estadual Paulo Vinha. Que delícia!

Este santuário ecológico já esteve ameaçado pelo desmatamento e pela extração ilegal de areia. Hoje faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Espírito Santo, sendo um dos mais bem conservados remanescentes do ambiente de restinga do Estado, e com uma equipe de monitores que acompanham os visitantes, muito bem preparada para ilustrar toda a visita.


Criado em 1990, sendo chamado na época Parque Estadual de Setiba, para proteger a diversidade do seu sistema natural, ganhou este nome,
Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV) em homenagem ao biólogo Paulo Vinha que foi assassinado, por participar ativamente da luta contra a extração de areia na região.

No dia 28 de abril de 1993, Paulo Vinha foi cercado quando documentava com fotos uma área devastada do parque e o mataram com três tiros. Ele morreu, mas a área passou a ser cercada, preservada e ter vigilância. É incrível como sempre precisamos de Heróis mortos, para medidas mais eficientes e eficazes!

São 1.500 hectares e uma grande biodiversidade, associada à beleza de seus 11 km de praias, dunas, alagados, florestas de restinga, lagoas de águas escuras e ilhas costeiras.

O Parque é considerado uma das regiões mais ricas do Estado, em fauna e flora marinhas. A restinga é típica na região, e compreende uma das áreas mais ricas em variedades de ambientes do Sul do Estado: são matas, dunas, bromélias, cactos, ipês. Na região encontramos espécies raras de animais, como o ouriço-preto, a cegonha, a preguiça e diversas espécies da fauna marinha. Implantado em 1996, o viveiro local produz mudas de espécies nativas de restinga, que são usadas para recuperação de áreas degradadas, e estão disponíveis para a comunidade.

Depois da trilha na mata fechada, chegamos ao museu de animais empalhados, quando são atropelados e morrem na estrada, são recolhidos para o museu do Parque. Depois uma boa caminhada na trilha de areia, a chegada ao Mar. Foi um dia daqueles para nunca esquecer!








4 comentários:

Anônimo disse...

Malu, acredito ter sido um dia inesquecível mesmo, e como voce falou, é triste, muito triste termos heróis mortos para as coisas acontecerem!!!!!!!!!!!
Beijos
Arlete

Yamar Bijoux disse...

Oi Malu,

Que belo passeio! Uma programação assim para esta época do ano é tudo de bom!

Que bom que ainda deu tempo de salvar este espaço. Infelizmente são raros os lugares que ainda conseguem preserver neste país.

Um bom final de carnaval aí pra vc.!
Bjks, Yara

Rita disse...

Lindíssimo passeio, vi as fotos no Orkut.
Precisamos mesmo deixa de ser tão urbanos e fazer passeios assim
Valeu !
Beijo boa trça de carnaval

NAZARETH CAMPOS CERIMONIAL disse...

Legal maninha...
um passeio desses todos nós precisamos.
Realmente é pena que para um lugar tão belo assim ser respeitado precisa ser derramado sangue de gente que acredita num mundo melhor. Aqui mesmo no Pará quantos casos : Chico Mendes, Irmã Doroth, Paulo Fonteles e outros... centenas de anônimos que lutaram e lutam pela não devastação de nosso planeta.
Que legal seu carnaval !!!
Ontem vendo o desfile lembrei de vc... Porque será ???? rsrsrsr.
Bjssssssssssssss