quinta-feira, 5 de março de 2009

Mudar de opinião




Adoro Nietzsche, sempre foi dos filósofos o meu favorito, junto com FOULCAUT e seu "todo saber implica em poder", mas hoje vamos nos deter na seguinte frase e seu significado:

"Eu jamais iria para a fogueira
por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse." (Nietzsche)

O exercício constante deste direito, me acompanha desde muito nova, e quem me conhece há muito tempo, sabe do que estou falando.
Mudar significa crescer, aceitar, percorrer! Ser genuíno!

Quantas vidas se vive, e quantas faces se assume, no decorrer da vida?
Estávamos relembrando, eu e uma amiga muito querida, de quando ainda bem jovens, frequentávamos ambientes completamente distintos, simultâneamente, e de como assumíamos "personagens" em cada um deles.

Estávamos enganando a alguém? Claro que não! Pois sempre fomos todos os personagens. E o que é o ser humano, do que a soma de seus vários lados, e de suas diversas verdades?

Como separar um lado do outro, sem deixar o todo incompleto?
É como querer mudar nosso companheiro, ou amigo. Moldá-lo como achamos que ele deve ser...e depois de mudado, ao olhá-lo, não sabermos identificar o que foi mesmo que vímos nele? Já não mais nos emociona...

Mudemos muito, mudemos sempre, a nós mesmos, que fique claro, esta é uma dádiva Divina, uma prerrogativa do "ser" vivo!!!

E os outros? Que mudem quando chegar a sua hora!



Um comentário:

Yamar Bijoux disse...

Oi Malú,

Obrigada pela visita no blog. Fico feliz que goste do meu cantinho.

O seu espaço tá bem especial. Gosto do que leio aqui. Adorei seus escritos e concordo plenamente com tudo. Foi bom passar por aqui. :-)

Um excelente final de semana pra vc.! Beijocas, Yara